Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Via Brasil Over Blog

ACESSE E FIQUE POR DENTRO!!! http://viabrasil.over-blog.com

Groupon é expulso do comitê de Compras Coletivas da camara-e.net

Motivo foi "veicular ofertas em desrespeito às normas autorregulatórias criadas pelo próprio comitê", diz a entidade que regulamenta o mercado

O Comitê de Compras Coletivas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net, entidade privada que representa as maiores empresas do setor, decidiu excluir, em decisão unânime, o Groupon. O motivo foi "veicular ofertas em desrespeito às normas autorregulatórias criadas pelo próprio comitê". 

Segundo o comitê, a sanção foi aplicada após o Groupon ter sido notificado duas vezes por meio de ofícios e, mesmo assim, "permanecer desrespeitando ao Código, veiculando ofertas relativas à venda de smartphones, tablets e celulares não homologados (pela Anatel)". 

De acordo com comunicado da entidade, mesmo após o recebimento de notificações, o site continuou publicando ofertas que violavam o inciso VIII do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e consequentemente o Código de Ética e Autorregulamentação do Comitê de Compras Coletivas, especificamente em seus artigos 3º e 8º.

Boas práticas
Com o objetivo de disciplinar a conduta dos sites e estabelecer normas e boas práticas de atuação no setor, As empresas integrantes do Comitê de Compras Coletivas da camara-e.net, grupo do qual fazia parte o Groupon, aprovaram e aderiram, em agosto de 2011, ao Código de Ética e Autorregulamentação (PDF) do setor.

Os sites que desejarem integrar o Comitê de Compras Coletivas devem cumprir seu código e passar pela aprovação de seus integrantes. As empresas que atendem aos requisitos legais, às disposições do Código de Ética, assim como os que preenchem as avaliações promovidas pela camara-e.net, ou por terceiros por ela contratados, recebem o Selo de Excelência do Comitê de Compras Coletivas. O selo permite ao usuário de internet reconhecer quais são os sites que seguem normas de condutas adequadas para atuação no sistema de compras coletivas. Atualmente, são elas: ClickOn, Cupónica, Imperdível, Peixe Urbano e Viajar Barato.   

Em comunicado ao IDG Now!, o Groupon Brasil disse que está "avaliando internamente o assunto para tomar as medidas que se fizerem necessárias".

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article