Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Via Brasil Over Blog

ACESSE E FIQUE POR DENTRO!!! http://viabrasil.over-blog.com

Redes Sociais, uma prisão virtual

REDES SOCIAIS: Sistema de vigilância perfeito
As redes sociais são ferramentas de entretenimento e de encontro de amigos, feitas simplesmente para perpetuar uma livre troca de ideias e expressar dois sentimentos, é muito enganado. Como as redes sociais estão na primeira forma do panóptico de Bentham.
 

Desembrulhado sem segundos finais. No século 18, o filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham, no início do panóptico, estava pronto para observar plenamente um sistema prisional. Por meio de um projeto de prisão circular, onde um observador poderia ver todos os presos, Bentham criou uma forma de guardar todas as celas sem um ponto de sombra e era impossível ver ou observar.

Posteriormente, o sistema foi aperfeiçoado e Bentham observou que esse projeto poderia ser aplicado nas escolas e não em funcionamento, como forma de torná-las mais eficientes ou de atuação local.
 Navegue nas redes sociais, facebook, instagram e twitter com vertentes, ganharam ou panopticon post of the hour e podemos ser considerados um dos dois sistemas de vigilância mais perfeitos do mundo. Nelas, somos prisioneiros e, embora saibamos que estamos a ser observados, não temos ideia de como podem ser utilizadas as informações contidas nas páginas virtuais. Ou que seja postado pode ser objeto de pura curiosidade, de utilidade para pesquisas de mercado ou mesmo para acertar aplicativos.
 Uma rede social virada, um instrumento de controle social imensurável. Como as pessoas dão satisfações, ele dá sua vida em todos os momentos se nada der errado e, de forma impressionante, espontânea. Ou seja, não precisamos de mais paquera para fulano para saber se ele vai viajar, em resposta este não é rosto. É para pessoa mudou ou estado de relacionamento, não é cara. Precisamos saber se um determinado funcionário está mentindo, para apresentar uma suposição certificada, é apenas ir ao instagram e verificar se uma foto do reclamante foi tirada.
 Uma sociedade disciplinar, como o filósofo Foucault postulou em outrora, escolha agora ou encarceramento perfeito e aparente onipresença do inspetor sustenta perfeita disciplina de redes de parceiros com rodadas constantes do que fazemos, para onde vamos, ou do que comemos, ou do que nós queremos e como vivemos.
Artigo de Flávia Varela 

 

 

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article